INSS: Como ficou a prova de vida em 2023?
- Mateus Helriguel
- 11 de jun. de 2023
- 2 min de leitura

Olá, tudo bem? Eu sinceramente espero que sim.
A Prova de Vida é um procedimento feito todos os anos para comprovar que a pessoa que recebe algum benefício do INSS está viva. Todos os benefícios ativos do INSS de longa duração precisam da prova de vida anual, como por exemplo, aposentadorias, pensão por morte e benefícios por incapacidade.
A partir deste ano de 2023, o INSS passa a ser responsável por comprovar se a pessoa está viva ou não. Resumidamente, isso será feito utilizando um sistema de comparação de informações em diferentes bancos de dados.
Por exemplo, dados de realização de empréstimo consignado, feito por reconhecimento biométrico; atendimento presencial nas Agências do INSS é um outro meio; realização de perícia médica, vacinação no SUS, atualização de CadÚnico.
Pode ser comprovada também com a emissão ou renovação de documentos como Carteira de Motorista, passaporte. Esses são alguns exemplos de bancos de dados que serão usados para prova de vida.
Se o INSS não conseguir fazer a comprovação de vida apenas com a comparação de dados, o beneficiário será automaticamente notificado pelos canais remotos, ou seja Meu INSS e Central 135, ou ainda por meio de notificação bancária, para que realize algum ato de forma a ser identificado nas base de dados.
O segurado terá 60 dias para isso. Se nesse prazo não for identificada nenhuma ação na base de dados, como prova de vida, será realizada uma Pesquisa Externa, por servidor do INSS, para localizar o beneficiário. A pesquisa externa nada mais é que a visita de um servidor do INSS ao local onde o segurado reside.
Por isso, é muito importante que o endereço e o contato do segurado estejam sempre atualizados no sistema "Meu INSS".
Apesar de não ser mais obrigatório, a pessoa poderá fazer a sua prova de vida como nos anos anteriores, ou seja, indo a uma agência da rede bancária ou usando o Meu INSS.
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida, estamos a disposição, é só clicar no botão abaixo e falar com a gente.
Comments